A Ducati 1199 Panigale não teve um início de vida fácil em solo japonês, tudo porque o sistema de escape de série desta superesportiva não cumpria com os requisitos do nível máximo de decibéis permitido pela lei japonesa.
A Ducati Japão não deixou os “ducatisti” do país do Sol Nascente infelizes por muito tempo e, agora apresentou a sua nova versão da Panigale mais silenciosa.
O sistema de escape com as ponteiras embaixo do motor foi alterado e inclui agora uma ponteira lateral longa e oval. Também a tampa da embreagem foi alterada, tudo para que a 1199 Panigale passe com distinção nos testes de ruído.
O novo sistema de escape da Panigale versão japonesa acrescenta 4 kg ao peso da moto e, estas alterações obrigaram ao desenvolvimento de um mapa de motor específico, capaz de extrair o melhor da moto dentro das limitações impostas pela lei.
Detalhe do escape original (a esq.) e do atualizado p/ Japão (a dir.)
A Ducati Japão só irá iniciar a comercialização da 1199 Panigale a partir de final de Setembro, o que demonstra que esta solução ainda demorou algum tempo até ser finalmente executada.
Para aqueles que se questionam sobre o porquê da Ducati não ter perdido um pouco mais de tempo a desenhar uma ponteira de acordo com o design da moto, uma resposta pode ser o fato dos motociclistas japoneses terem um gosto especial por ponteiras de estilo mais “antiquado”, redondas e de grandes dimensões, pois são tidas como um símbolo de poder.
Esta versão japonesa da Ducati 1199 Panigale será a mais silenciosa do mundo.
Blogger Comment
Facebook Comment