O Audi R8 passa por pequenas alterações visuais e evoluções técnicas na Europa. O destaque da linha 2013 é a versão Plus (em azul), que vem com o motor V10 de 5,2 litros revisto para produzir potência de 550 cv e torque de 55 m.kgf. Oferecido apenas como cupê, ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e alcança 317 km/h de máxima, ante 3,6 s e 314 km/h do V10 já conhecido de 525 cv e 54 m.kgf. Nos dois casos, a melhor aceleração é obtida com a nova caixa automatizada S-Tronic de sete marchas e dupla embreagem, que substitui a R-Tronic de seis marchas e embreagem única em uso até então.
Com câmbio manual o Plus faz o 0-100 em 3,8 s e chega a 319 km/h; para o V10 básico os índices ficam em 3,9 s e 316 km/h. A nova caixa está disponível também para o R8 de motor V8 de 4,2 litros, que passa a 430 cv (aumento de 10 cv) e fornece 43,8 m.kgf. Essa versão, com o S-Tronic, vai de 0 a 100 em 4,3 s e atinge 300 km/h. Em qualquer R8 esse câmbio permite operação manual via alavanca ou comandos no volante, conta com modo esportivo e traz um assistente para arrancada rápida com mínima perda de tração.
Quanto às alterações visuais, a linha R8 (que inclui o charmoso conversível Spyder) ganha para-choque dianteiro levemente modificado, faróis baseados em leds de série (antes opcionais) e novas lanternas traseiras. A versão Plus vem ainda com defletor sob o para-choque dianteiro e as “lâminas” laterais feitos em fibra de carbono. Nesse R8 mais potente, medidas como freios a disco de carbono-cerâmica, rodas mais leves e bancos com estrutura de plástico concorrem para um peso total de 1.570 kg, só 10 a mais que em um R8 V8.
-cv/
Blogger Comment
Facebook Comment