Quando trocar o kit de embreagem.
Muitos devem estar se perguntando mas que negócio é esse de embreagem? Bom, explicando de uma forma bem simples, a embreagem faz a ligação do motor com a caixa de marchas que por sua vez são ligadas a rodas. Cada vez que você aciona o pedal de embreagem o disco se desliga do platô (veja a figura a baixo do conjunto de embreagem) e o motor não manda mais “força” para a caixa de marchas.
Bom ta legal, mas quando este kit de embreagem deve ser substituído? Quando o sistema de embreagem esta com seus dias contados ele começa a dar alguns sintomas o principal
sintoma é a dificuldade em acioná-la. O pedal fica pesado e você tem que fazer uma certa força para acioná-lo. O carro fica com mais difícil para arrancar, principalmente em subidas, muitas vezes o carro trepida, a troca de marchas se tornar um suplicio, as famosas "arranhadas" tornam-se mais freqüentes. Além disso, o conjunto emite ruídos estranhos quando o motorista pisa no pedal.
O kit de embreagem geralmente tem que ser substituído quando estes sintomas acima são apresentados, o recomendado é que se troque disco, platô e rolamento, muitas vezes não é necessária a troca do conjunto todo (porem convém). E muitas vezes surge mais alguma pecinha que não estava no planejado, como um cabo de embreagem por exemplo.
Dicas para aumentar a vida útil do conjunto de embreagem
Geralmente a viva útil da embreagem gira em torno de 80 mil km, se bem utilizado, para atingir esta marca pode ser tomado os seguintes cuidados. Não dirigir com o pé apoiado no pedal da embreagem. Os sistemas geralmente trabalham com uma folga que gira em torno de 10 mm (1 cm), mas os motoristas geralmente ultrapassam esse limite. Ao apoiar o pé no pedal, o motorista estará pressionando o diafragma do platô e abrindo o sistema de embreagem. Com isso, o disco vai começar a escorregar. Ao patinar, vai superaquecer o sistema e provocar desgaste prematuro do material de atrito; Outros fatores que podem acelerar o desgaste da embreagem (e de outros itens do carro) são: carregar peso além dos limites do veículo e ficar sempre com marcha engatada ou fazer "controle de embreagem" em subida
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