O capacete é um objeto essencial para a segurança dos condutores de motocicletas e similares. É de suma importância, pois absorve parte da energia de um impacto pela destruição parcial ou total de seus componentes. Então é sempre necessário escolher do jeito certo, porque estamos falando da sua segurança.
Siga esses passos e não erre.
1. Meça sua cabeça. Pode parecer estranho, mas esse passo é muito importante. Com uma fita métrica, sobre suas sobrancelhas e orelhas, meça a circunferência de sua cabeça e escolha a numeração mais próxima da sua. Esse tamanho varia entre 52cm e 64cm, geralmente são usados apenas os números pares, ou seja, se você tem 55cm de circunferência, pegue o com 56cm e o com 54cm para provar.
2. Escolha um capacete. Veja um modelo que te agrade e escolha a numeração mais próxima de sua cabeça para provar, como já foi explicado. Procure por marcas confiáveis e que agradem aos seus olhos com a sua arte. Escolha apenas os totalmente fechados, que cobrem toda a cabeça, por serem os únicos permitidos por lei.
3. Experimente. Segurando as cintas laterais com as mãos, ponha o capacete. Pode ser desconfortável no começo, pois ele deve estar bem justo em sua cabeça. Ele deve ficar firme em sua cabeça, mas livre o bastante pra não incomodar.
4. Teste o tamanho. Sinta se o capacete está justo e se encosta em toda a sua cabeça. As almofadas superiores devem encostar na parte de cima da cabeça e as almofadas laterais devem estar justas às bochechas. Depois mexa sua cabeça para um lado e para o outro e veja se ele está firme e não se desloca.
5. Teste a segurança. Feche a cinta o máximo que consiga, sem que machuque e depois tente tirar o capacete com movimentos para frente e para trás, caso você consiga tirar, teste um tamanho menor, pois ele escapará em um acidente. Verifique a qualidade da viseira, se ela é resistente e se abre com facilidade.
6. Verifique o selo do Inmetro. Não compre capacetes que não foram aprovados pelo Inmetro, afinal, é a sua vida que está em jogo.
Preocupe-se sempre em usar, por mais que seja um passeio rápido. Em caso de choque, é necessário trocar de capacete, mesmo que não existam danos visíveis. E esteja sempre atento a validade do capacete, o troque com frequência.
Blogger Comment
Facebook Comment