Switch Car

Dicas para manutenção do carro no frio


Nosso país é tropical e isso não se discute. Mas, principalmente no sul e sudeste, o clima quente de vez em quando é substituído por ondas de frio que fazem todo mundo bater o queixo e tirar os casacos do armário.

E não é só você quem sente a queda de temperatura, seu carro também. Saiba como cuidar dele em baixas temperaturas:

A bateria tende a funcionar melhor quando está em boas condições de carga. Para garantir que quando chegar o inverno ela esteja em dia, atente-se à sua manutenção alguns meses antes. Além disso, uma revisão do sistema elétrico e de injeção eletrônica também ajuda.

Em tempo frio, o carro exige mais cuidados para ser ligado. Antes de tentar dar a partida, gire a chave até o painel acender e espere 3 segundos. Dai então, ligue o motor. Esse tempinho permite que o motor seja pressurizado, melhorando a ignição. Nesse momento, lembre de não deixar faróis, som automotivo e ar-condicionado ligados para não sobrecarregar o sistema elétrico do carro.

Outra dica é afundar o pedal da embreagem no momento da partida. Fazendo isso você potencializa o arranque separando o motor da transmissão, poupando a bateria de maiores esforços.

Nos carros flex, a dificuldade de esquentar o motor é maior. Isso acontece porque o etanol precisa de temperaturas maiores para entrar em combustão. Porém, nesses veículos existe um reservatório específico para a “partida a frio”, que fica no motor. Se você costuma usar mais o álcool. lembre-se de manter esse compartimento sempre cheio de gasolina, e se for aditivada, melhor, pois esse tipo envelhece menos e gera menos borra que pode vir a entupir o dispositivo.

Por fim, fique atento às velas de ignição no frio. Se o carro demorar para dar partida, é melhor não continuar insistindo sequencialmente, pois isso pode causar o encharcamento das velas. O melhor é desligar o carro, aguardar um tempo e tentar novamente.

Se o problema persistir, procure um especialista.
SHARE
    Blogger Comment
    Facebook Comment